Tudo sobre quinoa: O que é e quais são seus benefícios

Tudo que tem relação com a saúde está sendo muito falo hoje em dia, não apenas para prevenção de doenças, mas também para manter uma vida mais saudável. A quinoa vem ganhando muito espaço na mesa dos brasileiros. Está sendo considerado um dos alimentos mais completos em nutrientes, segundo a Academia de Ciências dos Estados Unidos e pela Organização das Nações Unidas, podendo ser comparada com o leite materno, ela previne a osteoporose e o câncer de mama. Confira o que é quinoa e quais seus benefícios.

O que é?

A quinoa é um grão que teve seu cultivo iniciado há mais de cinco mil anos nos Andes, assim como o milho e a batata era a base da alimentação dos Incas. Este grão possui mais de 17 tipos diferentes sendo que sua variedade possui grande concentração de proteínas, ficando conhecido como Grão Sagrado.

Benefícios

A quinoa é uma excelente fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, que leva mais tempo para ser transformado em açúcar no sangue. Isso faz com que o a produção de insulina não seja em excesso. Ainda contém sais minerais e gorduras boas, mas a proteína de alto valor biológico que faz desse grão um alimento especial.

Cada grãozinho contém 20 aminoácidos diferentes, entre eles a metionina e a lisina, que são responsáveis pela formação de uma proteína completa e de boa absorção.

Tem como vantagem ser livre de gordura saturada das carnes, que consumidas em excesso prejudicam o coração. Ao contrário disso tem ômega 3, gordura que limpa as artérias.

Como usar?

Quinoa em grão:

Pode ser feita como o arroz, colocando uma xícara do grão para duas de água, a semente pode triplicar de tamanho. Pode ser deixado na geladeira por até três dias.




Quinoa em flocos:

Pode ser usada como os flocos de aveia, acompanhada de salada de frutas, vitaminas, iogurtes e até polvilhado em sopas.




Quinoa em farinhas:

Pode ser substituta da farinha de soja e pode ser usada na base do pão, macarrão, e adicionadas em saladas e em sucos.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

© Melhores Dicas