O que fazer quando um dos pais para de pagar pensão?

Quando um dos pais para de pagar pensão para os filhos o que deve ser feito? É possível sim exigir a pensão alimentícia a partir da separação do casal.  A quantia a ser paga gira em torno de 30% do ganho em holerite de quem paga. Mas não estamos falando que é uma regra, o benefício é obrigatório para os filhos, se a mãe não trabalha, o pai paga tudo, mas se ambos tem emprego, as despesas são divididas proporcionalmente, de acordo com o rendimento mensal de cada um. Confira algumas duvidas frequentes que os pais tem em relação a pagamento de pensão.

Confira abaixo algumas duvidas muito frequentes entre os pais:

1 – Recorrer à justiça ou negociar a pensão com o pai?

O ideal é conversar com o ex-marido e acertar o valor a ser pago sem conflitos. Se o pai parar de pagar de repente, você deve procurar um juiz, o pai pode ser preso e devera pagar as pensões atrasadas.

2 – Foi decidido entrar na justiça, o que fazer?

O primeiro passo é procurar um advogado, se não tiver condições de pagar poderá recorrer à defensoria do Estado, para que lhe indiquem um advogado gratuito. O profissional entra com uma ação, onde precisará da certidão de nascimento, casamento e comprovantes de despesas das crianças. O juiz irá analisar o caso e determinar o valor a ser pago, a data e a forma do pagamento.

3 – Até qual idade é obrigatório o pagamento de pensão?

O pai deverá pagar a pensão até o filho completar 18 anos, ou se o filho estiver cursando uma faculdade, deverá receber até a conclusão do curso.

4 – O ex quer parar de pagar e a mulher está desempregada, o que fazer?

O ex não pode simplesmente quer parar de pagar, a responsabilidade continua. Se ele parar com os pagamentos, assim que ocorrer pela terceira vez consecutiva, a mulher pode exigir seus direitos na justiça.

5 – o casal se separou e os filhos ficaram com o pai, a mulher deve pagar pensão?

Perante a lei, independente de quem ficar com os filhos, ambos devem arcar com as despesas das crianças.

6 – O marido sumiu há alguns meses, o que se deve fazer?

Deverá entrar com uma ação na justiça. Ele será procurado no endereço conhecido. Caso não seja encontrado a justiça pede para os órgãos oficiais achar o paradeiro dele.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

© Melhores Dicas