O que acontece quando a gente se assusta?

Quando assustamos, várias reações acontecem em nosso corpo. Começamos a transpirar, nossos batimentos vão lá em cima, enfim, nosso corpo reage contra uma suposta "ameaça". Nós vivemos com medo do que é estranho- qualquer pessoa normal é assim. Tudo que não faz parte do nosso cotidiano, que não conseguimos explicar, de uma forma ou outra, torna-se fonte de nossos medos. Se formos até pararmos para pensar nisso, se não fosse pelo medo e pela curiosidade de passar a conhecê-lo, não estaríamos aqui hoje e nem teríamos conseguido todos os avanços na ciência, medicina, dentro outros. Tudo que nos é estranho, causa medo. Quer conhecer como o corpo reage internamente ao susto? Confira:
O que acontece quando a gente se assusta?

O medo é uma emoção fabricada pelo cérebro- que reage para o corpo inteiro, nos deixando mais alertas, cuidadosos e espertos. Dentro do cérebro dos animais mais complexos, existem duas 'bolinhas', que são chamadas de AMÍGDALA (nada igual às que você tem no seu pescoço). Elas tem a função de indicar o que é perigoso e mandar sinais para que o corpo reaja com medo da situação.

Segundo o neurologista Joseph LeDoux, especialista em medo, as amígdalas gravam algum aspecto do ocorrido que te amedrontou: um cheiro, um lugar, uma cor- que quando você entrar contato com aquilo novamente, irá lembrar e se sentir um pouco desconfortável. Elas também nascem com coisas já gravadas, por exemplo, o rato de laboratório nunca havia visto um rato, mas quando o vê, sente tanto medo quanto se o tivesse visto sua vida inteira.

NO SEU CORPO, O QUE OCORRE:

Dilata a pupila-  Fez com que a visibilidade melhore, aumentando a captação da luz.

Aumento do Peristaltismo (movimento que empurra a comida para o estômago)- Para que um alimento sendo digerido não vá parar no pulmão- podendo levar à morte.

Transpiração e pelos arrepiados- O suor deixa o corpo mais difícil de ser pego. E os pêlos assim, intimidam o predador.

Dilatação dos brônquios- Para uma suporta fuga, ajuda a ter uma melhor respiração

Aumento da pressão sanguínea- Juntamente com os a contrição dos vasos e o coração mais acelerado, transporta energias mais rapidamente e evitando hemorragias.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

© Melhores Dicas