Estudar música ajuda no desempenho escolar

Segundo uma pesquisa feita na Universidade Federal de São Paulo, Unifesp, o ensinamento de música para crianças de 8 a 10 anos, faz com que o  desempenho escolar seja maior, melhorando as habilidades em matemática, português e leitura. É a primeira pesquisa relacionada em medir este impacto na vida das crianças.
Segundo Hugo Cogo Correia, pesquisador da Unifesp, outras pesquisas já foram realizadas, mas somente voltadas em porque a música afeta no aprendizado, e nunca testadas em salas de aulas, sendo todas as outras pesquisas, puramente teóricas.
Estudar música ajuda no desempenho escolar

Foram selecionadas 10 escolas públicas de São Paulo. Foram escolhidos 27 estudantes em cada uma das escolas, que possuíam dificuldade com a leitura. Depois, foram separados em dois grupos: o da Intervenção: que receberam aulas de música durante cinco meses. O outro,  chamado Controle, não tiveram nenhuma aula de música durante este tempo. 

O grupo que possuiu aulas, tiveram tarefas de compor, improvisar, cantar e fazer exercícios no ritmo da música da flauta barroca, que utilizavam na pesquisa para a aulas de música.

 O resultado foi que, todos os alunos que assistiram às aulas corretamente, foram capazes de ler, em média, 14 palavras a mais por minuto. Também foi detectado que, a cada bimestre, a nota das crianças aumentaram 0,77 pontos em Português, e 0, 49 em Matemática.

Segundo a Lei 11. 769, todas as escolas, públicas ou particulares, devem possuir aulas de música em sua grade escolar. E é mal feita, pois não cita se é necessárias as aulas em todos os anos letivos e qual é a carga horária das mesmas.

Seria ótimo mesmo se até os alunos das escolas Públicas pudessem usufruir de aulas de música, certo? Mas vale lembrar que as necessidades básicas devem vir primeiro. Precisa-se analisar como estão o cumprimento das matérias básicas, para depois colocar as extras.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

© Melhores Dicas