Como controlar nossos sonhos?

Durante toda a história, desde a Antiguidade até os dias atuais, o homem possui uma curiosidade quase que infinita sobre os sonhos. Da onde eles vêem? Por que sonhamos com coisas que não vimos? Podemos controlar nossos sonhos? Segundo a Ciência, todos nós podemos controlar nossos sonhos, inclusive mudar o rumo do mesmo quando estamos dormindo. O pesquisador Stephen LaBerge convidou alguns de seus alunos para uma experimentação. Quando eles percebessem que estavam sonhando, deveriam fazer um movimento com os olhos. E deu certo.
Como controlar nossos sonhos?

Segundo o filme A Origem, estrelado por Leonardo DiCaprio, o personagem era capaz de controlar seus sonhos. E isso não fica só na telinhas. Existem algumas dicas para que você consiga fazer o mesmo com os seus, como exercitar a concentração, ter uma certa atenção antes de dormir e focar em um tema.

Quer saber mais? Confira aqui curiosidades e perguntas frequentes sobre sonhos:

Por que temos pesadelos?
- Existem várias explicações para a pergunta. Pode ser por um estresse pós-traumático, ou algo no seu psicológico e até uma causa médica. Segundo o neurologista Luciano Ribeiro, substâncias que ingerimos podem afetar nosso sono de várias maneiras, uma delas é com pesadelos.


O sonho tem significado?
- Segundo o professor de psicanálise Luis Flávio Couto, a interpretação de sonhos é algo mais folclórico do que exato. Segundo o professor, vai de cada pessoa interpretar o sonho por si só. Uma tempestade não pode significar o mesmo para mim do que para você, certo?


Os cegos sonham como nós?
- Algumas pessoas sonham em apenas tonalidades de preto e branco e não sabem o motivo. É uma característica individual. Assim como a grande maioria sonha predominantemente colorido.Os cegos, como não tem a capacidade da visão, seus sonhos possuem mais sensações táteis e auditivas.


Sonhamos apenas com pessoas conhecidas?
- Não. Sabe quando você sonhou com uma pessoa que mal conhecia? Isso pode acontecer. Segundo Ribeiro, nossos sonhos são tão criativos que, mesmo passando por um completo estranho na rua, você pode encontrá-lo em um sonho a noite.


Existem temas comuns entre os sonhos?
- Temas como sexualidade, amigos e família são os mais sonhados pela galera. Mas não é como se existisse um padrão. A ansiedade, o nervosismo do momento podem acarretar sonhos diversos.


Por que, muitas vezes, não lembramos dos sonhos?
-  Muitas pessoas conseguem lembrar dos seus sonhos, mas esquecê-los não é o fim do mundo. A dica é ficar um pouco na cama depois que acordar para a memória registrá-lo. Outra forma que também facilita lembrarmos, é sonharmos com uma situação tão forte que não esqueceríamos nem se quiséssemos. 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

© Melhores Dicas