Qual é o menor país do mundo?

Sempre temos dúvidas como esta: qual é o menor país do mundo? Vivemos em um país tão vasto e cheio de coisas diferentes, que mal conseguimos imaginar como é viver em um país pequeno. Então aparece sempre uma dúvida ali e outra aqui dos lugares "pequeninos" no nosso planeta. Bom, existem vários países assim por aí, como Mônaco, por exemplo, mas existe um que se sobressai: Vaticano, a casa do Papa e a sede da Igreja Católica. Quer saber mais sobre este país? Confira:

Situada no coração de Roma, o País possui 0,44 quilômetro quadrado, sendo a menor Nação do mundo. Sua independência se deu a partir de 1929. Já a ONU, não concorda com nossa afirmação. Segundo a Organização das Nações Unidas, o Vaticano não é considerado um país autônomo.

Outras nações também, com o tempo, conseguiram sua autonomia de seus países de origem, como as Ilhas Marshall, por exemplo, que se tornaram independentes em 1986.

Mas o que precisa para que eu tome um território e chame de meu na prática?
Segundo o escritor Luiz Gintner, a coisa não é tão fácil assim. O primeiro passo é assegurar que o território que você pretende utilizar está em águas internacionais, onde ninguém esteja lá para governar.


Depois, para que um território seja independente, precisa de vários quesitos, como bandeira, selo, hino, leis, território, povo, sistema de defesa e até, em alguns casos, moeda e idioma próprio.

Por exemplo, Roy Bates e sua esposa, tomou posse de uma base marítima que estava totalmente abandonada no Mar do Norte, ao lado da Grã- Bretanha, criou todos os requisitos para a independência do local e assim o fez em 1967, chamando o lugar de Principado de Sealand.

AGORA QUE VOCÊ ENTENDEU TODO O CONTEXTO, vamos para a lista dos 10 países mais "pequeninos" do mundo:

1- VATICANO (0,44 KM2)

2- MÔNACO (1,9 KM2)

3- NAURU (21 KM2)

4-TUVALU (26 KM2)

5- SAN MARINO (61 KM2)

6-  LIECHTENSTEIN (160 KM2)

7- ILHAS MARSHALL (181 KM2)

8- SÃO CRISTÓVÃO E NÉVIS (269 KM2)

9- MALDIVAS (298 KM2)

10- MALTA (316 KM2)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

© Melhores Dicas