Paula Toller: Biografia e Fotos

Paula Toller Amora nasceu no dia 23 de Agosto de 1962, na cidade do Rio de Janeiro. Criada pelos avós por parte de pai, Paulo e Renée, sendo o avô um cirurgião aposentado, ex-assessor da presidência da República e do governo do estado da Guanabara, historiador e autor de vários livros, e sua avó,  dona de casa e gerente de uma pensão de senhoras idosas. O pai de Paula também morava com eles, já a mãe abandonou-a quando ainda era criança. Enquanto era criança e adolescente, teve influências das músicas de Bach, Mozart, Beethoven, Chopin entre outros clássicos.

 Havia também discos de música espanhola e algumas óperas. De popular, Carmem Miranda, Elis Regina e Beatles (único rock aceito por seu avô). Paula completava os estudos com aulas de balé e inglês e tinha intenção de tornar-se professora desse idioma.

Aos dezessete anos entrou para os cursos de Desenho Industrial e Comunicação Visual da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, na PUC e também iniciou estudos de francês. Fez estágiode programação visual, onde tirava um pouco de dinheiro para ajudar com as despesas.

Também fazia tradução de livros e teses para as pessoas da faculdade, e ficava na secretaria de sua academia de dança, mesmo durante as férias para revisar um pouco os livros de seu avô. Ouviu pela primeira vez no quarto de seu irmão músicas como James Brown e Tim Maia.

 Os primeiros discos que comprou eram de trilha de telenovela (em que havia Stevie Wonder, Marcos Valle, Paulo Sérgio Valle, Jackson Five.) Depois disso, Janis Joplin e Rita Lee na veia. Nas festinhas (se chamavam "Arrastas") rolava Slade, Led Zeppelin, Pink Floyd, Billy Paul, Michael Jackson e Stylistics (as lentas). Já na faculdade, tornou-se viciada em rádio.

Na banda Kid Abelha, o primeiro álbum de impacto foi  "Pintura íntima", foi lançado em 1983. No começo, a crítica chegou a pensar que o Kid Abelha não passava de mais uma dessas bandas que não teriam sucesso algum e somente tocariam e pequenas rádios, o que não aconteceu. Mesmo depois de mais de duas décadas, a banda ainda lota shows e vende discos numa carreira marcada por muito mais pontos altos do que baixos.

Os principais sucessos da cantora foram: "Fixação", "Como eu quero", "Alice não me escreva aquela carta de amor", "No seu lugar", "Eu tive um sonho", "Te amo pra sempre", "Eu só penso em você", "Eu contra noite", "Lágrimas e chuva", "Nada sei", "No meio da rua", "Amanhã é 23" e "Grand' Hotel".

FOTOS DE PAULA TOLLER:







































Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

© Melhores Dicas