Eu falo sozinho é normal? Falar sozinho pode fazer bem!

Você, alguma vez, estava fazendo alguma coisa super concentrado, e se deu conta que estava falando sozinho? Pois não se preocupe, você não está ficando maluco. Pesquisas comprovam que falar sozinho é importante, principalmente para crianças. Falar consigo mesmo, pode ajudar na concentração- como se fosse uma forma de orientar suas ações. Psicólogos da Universidade de Wisconsin e Pensilvânia, Gary Lupyan e Daniel Swingley indagaram se isso funcionaria com os adultos também. Fizeram a observação de que, muitas pessoas, ficam falando consigo mesmas enquanto procuram certos objetos: aquela coisa que você tinha certeza que estava ali e não está mais. Quem nunca?

Dessa maneira, foram feitos experimentos para descobrir se funcionaria com os mais velhos também, Primeiro, voluntários viram 20 fotos de objetos onde deveriam encontrar apenas um. Todos receberam um texto de instruções do que deviam fazer. Metade deveria achar o objeto em silêncio, e o resto, deveria repetir a palavra enquanto procurasse o que queria. Resultado foi que as pessoas que falavam em voz alta o nome do que queriam, acharam o objeto mais rapidamente.

Outro foi no supermercado. As pessoas viam online objetos diversos e depois deveriam procurar no supermercado o mais rápido possível. Mais uma vez, as pessoas que repetiam em voz alta o que desejavam, achavam com mais rapidez.

Segundo Gary Lupyan: "Falar com você mesmo não é algo sempre útil- se você não sabe como é o objeto, dizer seu nome pode não ter efeito nenhum ou até deixar você mais lento em sua procura. Se, por outro lado, você sabe que bananas são amarelas e têm determinado formato, ao dizer banana você está ativando essas propriedades visuais no cérebro para ajudá-lo a encontrá-las".

Segundo ele, novas pesquisas deverão ser feitas, mas com monitamento do cérebro enquanto as pessoas procuram algo falando em voz alta, para ver o que realmente ocorre dentro de nós.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

© Melhores Dicas