Por que 1 de Abril é considerado o dia da mentira?

Existem muitas datas em nosso calendário em que comemoramos dias de coisas diversas: mães, pais, Festa Junina, Páscoa, Natal, dentre outros. Temos datas comemorativas para heróis, outras já entram no âmbito religioso e cada uma possui a sua história. Uma das datas mais curiosas e até antiga em nosso calendário é o Dia da Mentira. Por que possuímos esse dia? Qual foi sua origem? Sua origem é deveras curiosa também. Quer conhecer? Confira aqui:

Existem várias teorias sobre a data, mas a mais aceita é esta: tudo começa na França do Século XVI. Até antes de 1564, o calendário adotado era o chamado Juliano, que considerava o início do ano novo perto de abril, com a chegada da primavera. Segundo a obra "The Oxford Companion to the Year", o rei da época, Carlos IX, declarou o dia em que a França deveria mudar o calendário para o chamado Gregoriano.

Muitas pessoas não concordavam com a mudança, e tentavam de tudo para que o calendário antigo permanecesse. E acabaram, no final das contas, sendo os primeiros alvos das brincadeiras de 1 de abril- sendo considerados os tolos da França. ( Este dia também é considerado pelo nome de "O Dia dos Tolos").
Como a tecnologia não existia na época, as pessoas que moravam no interior eram as principais vítimas, pois poderiam ter ficado meses e até anos sem saberem que o calendário havia mudado, comemorando por um bom tempo as festividades que não existiam mais.

Na França, o berço do "Dia da Mentira", quem cai nas brincadeiras deste dia são chamados de "Poisson d'Avril", que traduzido significa " Peixe de Abril". O nome vem da piada mais comum que eles pregam lá: pregar um peixe de papelão nas costas das pessoas. Não se sabe ao certo o motivo do animal ser um peixe, outros já possuem a teoria do motivo ser que o peixe é a representação de Jesus Cristo. Outros já dizem que é devido ao signo Peixes, que cai perto da data comemorativa.

Na Roma Antiga, o Festival da Hilária foi feito para comemorar a ressurreição do deus Átis. Hilária significa alegria ruidosa. Atualmente, é considerado em Roma "O Dia da Risada Romana". Na índia, comemora-se o Festival Holi, para a chegada da Primavera.

Não se sabe se o "Dia da Mentira foi relacionamento, também, a essas duas festividades, sendo assim, a mais aceita como o peixe nas costas da França.
O importante é ressaltar que comemora-se algo do gênero em todo o mundo- independente de religião ou calendário. Sabendo disso, devemos respeitar o dia da Mentira, pregando peças nos amigos, mas de maneira equilibrada!

Curiosidade:

Na verdade, a data que comemoramos hoje não é a que se comemorava antigamente. A sua primeira tradição foi a Chinesa, onde os homens se reuniam com as famílias para contar dos sucessos de batalhas, pascarias e vitórias. A tradição foi passada dos mongóis para o ocidente quando entraram em contato com a cultura romana.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

© Melhores Dicas