Estações do ano: Datas, Fotos e Variações Climáticas

planeta Terra não permanece estático, realizando vários movimentos. A rotação é a responsável pela alternância entre dias e noites, já a translação, que é o deslocamento da Terra em torno do Sol, provoca uma variação da radiação solar que atinge a superfície terrestre durante o ano. No movimento da translação, o eixo da Terra apresenta uma inclinação de 23°27’ em relação ao plano orbital, esse fenômeno juntamente com a translação, é responsável pelas quatro estações do ano: primavera, verão, outono e inverno. Continue lendo como funciona cada estação e confira fotos de cada uma.

Cada estação apresenta características peculiares, confira como cada estação funciona:

Primavera

Conhecida como a estação das flores.

É a estação do ano que se segue do inverno e precede o verão, é associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestre.

Cada hemisfério tem um inicio diferente da estação, no nosso hemisfério, Sul, a estação começa dia 23 de setembro e vai até dia 21 de dezembro.

Como se constata no dia do equilíbrio o dia e a noite tem a mesma duração, a cada dia que se passa, o dia aumenta e a noite vai encurtando um pouco, aumentando, assim, a insolação do hemisfério respectivo.











Verão

Durante esse período as temperaturas permanecem elevadas e os dias são longos, pode ser considerado o período do ano reservado para as férias.

O verão no hemisfério sul começa no dia 21 de dezembro e vai até o dia 21 de março.

Nessa estação os dias são grandes e as noites pequenas. Nos dias do Solstício, ocorrem os dias maiores do ano, e as noite mais pequenas.











Outono

É a estação que sucede ao verão e antecede o inverno. É característico por um abaixamento das temperaturas médias, pelo amarelecer e pela queda das folhas das árvores, que indica a mudança entre o verão e o inverno.

A estação no hemisfério sul começa no dia 21 de março e termina no dia 21 de junho.











Inverno

É a estação mais fria do ano, principalmente nos países que ficam no hemisfério norte.

No hemisfério sul a estação inicia no dia 21 de junho e termina no dia 23 de setembro.

Devido a inclinação do planeta, o inverno é a inclinação que fica mais distante do sol, ou seja, os raios solares alcançam a terra com menor incidência. 










Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

© Melhores Dicas