Diferença entre alergia e intolerância alimentar

A maior parte das pessoas desconhece que existem diferenças entre a alergia alimentar e a intolerância alimentar. A princípio pode parecer que se tratam do mesmo problema, no entanto, saber que não se trata da mesma coisa pode evitar muitos transtornos e trazer mais qualidade de vida. De acordo com uma medica especializada em imunoterapia, a intolerância alimentar é uma manifestação adversa a determinado alimento e geralmente não está relacionada ao mecanismo imunológico. Continue lendo e saiba quais as diferenças entre alergia e intolerância alimentar.

A intolerância alimentar é causada por algum alimento que contenha excesso de substancias farmacológicas, por exemplo, a cafeína. Outro exemplo comum é quando o individuo tem deficiência enzimática, como no caso da intolerância à lactose, por não produzir lactose, a enzima que digere a lactose, e por isso possui sintomas como dor e distensão abdominal, gases e diarreia.

Por outro lado, a alergia é uma reação que envolve uma resposta do sistema imunológico a uma proteína alimentar. Como exemplo, podemos citar uma criança que tem o sistema imunológico imaturo e entra em contato, ainda muito novinha com a proteína de leite de vaca, contra a qual ela desenvolve alergia.

Mesmo sendo problemas causados pelo mesmo alimento, as doenças são totalmente diferentes, e na maioria das vezes são confundidas tanto pelos pais como pelos profissionais da área.

Quando se trata de intolerância, existe um exame chamado de teste de intolerância à lactose, através do qual conseguimos quantificar quanto a criança digere. É retirado sangue em jejum e outro após 30 minutos depois da ingestão do leite.

No caso de alergia, existem duas formas de se diagnosticar, a primeira delas a dosagem do IGE (anticorpo) especifico pelo sangue e o teste cutâneo, que é o teste alérgico de pele. Gerando duvidas, pois a alergia muitas vezes pode se manifestar não só com reação de pele, mas com diarreia, gases, dor e distensão abdominal como na intolerância.

A médica especialista destacou que a pessoa que possui alergia a determinado alimento não pode ter contato algum com o alimento ou seus derivados.

Quando se fala em intolerância, a pessoa produz um pouco da enzima, ou seja, ela consegue tolerar um pouco do alimento, apenas quando se exagera é que surgem os sintomas, para esse caso existem graus de intolerância.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

© Melhores Dicas