As grávidas podem limpar a casa? Dicas e cuidados.

Durante a gestação a mulher sente maior necessidade de cuidar da casa, mas será que existe alguma restrição para os serviços? Se estivermos falando de uma mulher saudável, em que a gestação evolui sem complicações, as únicas restrições são em relação as condições físicas e pelo nível de resistência. É claro que conforme o tempo vai passando, as mudanças típicas da gravidez costumam provocar certo cansaço ou até determinadas limitações, devendo ser respeitadas. Continue lendo e saiba o que as grávidas podem e o que elas devem evitar fazer.


De acordo com uma obstetra a mulher pode continuar a realizar normalmente suas tarefas domésticas habituais, devendo evitar apenas as atividades que existem esforço excessivo, como carregar grandes pesos, ou as que representam perigo evidente, como subir escadas instáveis.

Deve-se evitar ações que envolvam a contração do abdômen e o esforço exagerado da coluna vertebral.

As grávidas que apresentarem doenças gestacionais, como ameaça de abortamento, trabalho de parto prematuro, placenta de inserção baixa e hipertensão. Para essas pessoas deve ser evitada atividades domesticas, nesses casos o repouso é fundamental. Caso a gestação seja normal pode ser feito qualquer atividade maneirada até o fim da gestação.

Os cuidados com produtos de limpeza devem ser redobrados, usando luvas e máscaras, de preferência usar produtos neutros e hipoalérgicos. O cuidado com poeira deve ser redobrado, ainda, mas se a mulher já apresentar algum tipo de alergia.

As mulheres que tem problema de coluna devem evitar esforços e carregar muito peso, já que a contração da barriga é maior.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

© Melhores Dicas