Tipos de doenças crônicas

O que muita gente não sabe é que existem vários tipos de doenças crônicas em nosso mundo afetando milhões de pessoas. Entre as duvidas mais freqüentes estão: O que são doenças crônicas? Que tipos de doenças crônicas existem? Quais são os fatores de risco? Como reduzir os riscos de ocorrência de doenças crônicas? Qual é o impacto das doenças crônicas no mundo? Porque as doenças crônicas tem em nível mundial um impacto muito grande na nossa saúde? Todas essas perguntas tentarão ser respondidas abaixo. Confira as duvidas mais freqüentes sobre essa doença.
Tipos de doenças crônicas

Doenças crônicas

É uma doença que não se pode resolver em um curto tempo. Estes tipos de doenças não colocam em risco a vida da pessoa em curto prazo, sendo assim não são emergências médicas. Mas podem ser doenças extremamente sérias e várias delas podem causar a monte.

As doenças crônicas são doenças de evolução prolongada, permanentes, das quais atualmente ainda não existem cura, afetando negativamente a saúde e funcionalidade do doente. Mas seus efeitos podem ser controlados, fazendo com que a qualidade de vida dos doentes melhore.

Tipos de doenças crônicas

Diabetes

Obesidade

Cancro

Doenças respiratórias

Doenças cardiovasculares

Grande parte das doenças auto-imunes

Algumas infecções como tuberculose, lepra, sífilis ou gonorreia

AIDS

Fatores de risco

Mesmo sendo doenças diferentes, elas apresentam fatores de riscos comuns entre si, existem poucos e podem ser prevenidos.

Colesterol elevado

Tensão arterial elevada

Obesidade

Tabagismo

Consumo de álcool

Alimentação pobre em frutas e vegetais

Reduzir os riscos das doenças crônicas

O primeiro passo é a alteração do estilo de vida, podendo em pouco tempo reduzir o risco de algumas dessas doenças.

Mudança na dieta alimentar, acrescentando frutas, vegetais, frutos secos e cereais integrais na alimentação. Fazer a substituição das gorduras animais saturadas por gorduras vegetais insaturadas, reduzir também as doses de alimentos salgados e doces.

Criar uma rotina de pratica de exercícios diariamente. Mantendo um peso normal com um Índice de Massa Corporal entre 18,5 e 24,9.

Eliminar o consumo do tabaco.

Impacto das doenças crônicas

De acordo com a Organização Mundial da Saúde de 57 milhões de morte em um ano, 59% são devidos as doenças crônicas.

Nível mundial

Os principais motivos são a mudança no habito alimentar e um estilo de vida sedentário, que estão ocorrendo muito rápido devido ao desenvolvimento dos países. Esses doenças estão crescendo muito nos países pobres, com articulação de forma muito perigosa com outra calamidade, as doenças infecciosas.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

© Melhores Dicas