Pirâmide Alimentar: Alimentação saudável

pirâmide alimentar é um esquema gráfico que distribui vários tipos de alimentos e as proporções que devem ser ingeridas nas refeições, sendo usado com roteiro de uma alimentação saudável. Os primeiros guias alimentares surgiram na década de 1970. A partir daí vários esquemas novos são periodicamente montados, de acordo com a necessidade da sociedade. Ela foi criada para ajudar a entender como equilibrar esses alimentos diariamente. Os alimentos são agrupados de acordo com as informações nutricionais. Continue lendo e saiba a importância da alimentação saudável e balanceada.

Pirâmide Alimentar


Grupo 1:

Na base da pirâmide estão os alimentos ricos em carboidratos, sendo responsáveis pela maior parte das energias que precisamos.
Exemplos: Pães, macarrões, massas em geral, raízes e tubérculos.

Grupo 2:

Acima do grupo um estão os alimentos regulares, que são ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e água.
Exemplos: Hortaliças e verduras.

Grupo 3:

As frutas e sucos naturais , são alimentos reguladores, ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e água.

Grupo 4:

No terceiro nível estão os alimentos construtores, ricos em proteínas e cálcio, ferro e zinco. Possuindo também açucares e gorduras.
Exemplos: Leite e seus derivados e bebidas lácteas.

Grupo 5:

São alimentos construtores ricos em proteínas e cálcio, possuindo também gorduras e colesterol.
Exemplos: Carnes em geral e ovos.

Grupo 6:

O ultimo grupo do terceiro nível, o grupo dos alimentos construtores, ricos em proteínas, fibras, cálcio, ferro, zinco e vitaminas. Ele tem a vantagem de possuir alimentos que oferecem calorias através do colesterol bom (HDL), não prejudicando a saúde.
Exemplos: feijão, soja, ervilha e outros.

Grupo 7:

No último degrau da pirâmide estão os alimentos energéticos extras, ricos em calorias e colesterol, sendo muito importantes pois transportam as vitaminas A, D, E e K. devendo ser consumidas em pequenas quantidades.
Exemplos: Óleos e gorduras

Grupo 8:

É o grupo dos alimentos energéticos, provendo de muitas calorias extras.
Exemplo: Açucares, balas, chocolates e salgadinhos. 

Todo e qualquer tipo de alimento deve ser consumido em porções regulares, o grupo um é o que mais necessita de porções dirias, lembrando sempre de balancear e manter uma rotina de horário para as refeições.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

© Melhores Dicas