O que é o Santo Graau?

Muitas coisas, versões e objetos foram usados para representar o tão misterioso Santo Graau. A taça usada por Jesus, uma pedra e um prato cheio de sangue. Tudo com muito mistério e imaginação, têm feito a cabeça das pessoas refletirem durante mil anos. Primeiramente, a história menos fantasiosa e inicial é a seguinte: Jesus Cristo, na Santa Ceia, tomou em um cálice, que ficou chamado Santo Graau. E, a partir daquele dia, este objeto virou centro de várias lendas e histórias que já foram pontos cruciais em filmes, como O Código da Vinci. Quer saber mais? Confira aqui:

Então, o mais aceito é que o Santo Graau foi apenas o cálice usado por Jesus na Santa Ceia. Outros discordam, complementando que seria um prato em que um mero seguidor havia recolhido do sangue de Jesus crucificado. Já a mitologia pagã celta, criou a sua própria versão do que viria a ser o Santo Graau.

Como não estávamos por lá para saber o que realmente aconteceu, não temos total certeza de qual história seja a verdadeira. O que se sabe é que o criador do mito foi  Chrétien de Troyes, em 1180. O francês foi o primeiro a escrever "graal" em anotações, já que não havia nenhuma conotação cristã antes dele.

Só que, quando escreveu sobre o artefato, complementou à ele, a lenda dos cavaleiros. A repercussão foi tanta que, na época, algumas vasilhas quaisquer foram veneradas como se fossem a taça de Jesus.
E, depois que o francês escreveu sobre, estudos arqueológicos foram criados para achar a taça e muitos outros estudos.

Acredite que não existe exagero quando alguém fala que, quando uma história não é terminada, ele pode ter um mundo de possibilidades. Pois bem, apenas meio século após a morte do francês, haviam surgido 18 continuações, prólogos ou novas versões da história do Graal.

Algumas histórias vem para desmascarar alguns dogmas da Igreja Católica, como que Maria Maralena ter sido amante de Jesus e ambos terem tido um filho. Outras apenas deixam a fé cristã ainda mais forte. E nenhuma se tem ao certo de ser verdadeira.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

© Melhores Dicas