Tipos de gastrite e sintomas

O corpo humano é composto por vários órgãos, onde o estômago é um desses que compõe o sistema digestivo. Quando comemos alguma coisa, to o alimento, depois de triturado na boca vai para o estômago, onde ocorre a digestão. No estômago existem células responsáveis em produzir enzimas e outras que produzem o ácido clorídrico. Como revestimento do estômago, tem uma mucosa que protege da ação desse ácido, a gastrite é a inflamação dessa mucosa de revestimento. Continue lendo e confira quais os tipos de gastrites e os sintomas.
Tipos de gastrite e sintomas

Tipos de gastrite:

Gastrite aguda


É uma inflamação passageira. Se não for tratada pode evoluir para a gastrite crônica.

Esse tipo de gastrite pode causar sangramentos pela boca chamado de hematêmese ou pelo reto (melena).
As principais causas da gastrite aguda são: Uso de medicamentos a base de ácido acetilsalicílico, corticoides e alguns anti-inflamatórios, estresse físico e psíquico, bebida alcoólica, ingestão por acidente ou suicida de substancias ácidas corrosivas.

Em casos mais raros, podem apresentar hemorragias graves como em pessoas com traumatismo craniano, em pacientes com queimaduras em diversas partes do corpo, estresse pela longa permanência em UTIs ou em pacientes com infecção generalizada.

Depois de diagnosticado o caso o médico poderá iniciar o tratamento, podendo suspender o remédio que está causando a dor, acrescentando um medicamento que neutralize, iniba ou bloqueie a secreção acida do estômago.

Gastrite crônica


A infecção é causada por uma bactéria, Helicobacter pylori, ela pode levar a destruição da mucosa que reveste e protege a parede do estômago.

Na mucosa do estômago existem várias células responsáveis pela produção de enzimas e de acido gástrico. Devido a destruição da mucosa pela bactéria, ocorre a diminuição de células, o que vai acarretar em diminuição na produção de acido gástrico e de enzimas, dificultando a esterilização dos alimentos ingeridos e sua digestão.

Os principais sintomas desse tipo de gastrite são: Queimação, dor abdominal, perda de apetite, náuseas, vômitos, sensação de saciedade, sangramento digestivo. Pode ocorrer deficiência na absorção de alguns elementos e de vitaminas, causando fraqueza e diarreia.

Assim que o médico descobrir o tipo da gastrite, depois de feita uma endoscopia, pode fazer tratamentos locais ou até mesmo receitar antibióticos para erradicação da bactéria.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

© Melhores Dicas