Sarampo: Causas, sintomas e tratamento

Entre tantas dúvidas que temos sobre as doenças, o sarampo também trás muitas dúvidas a seu respeito, as mais frequentes são: O que é sarampo? O que ele causa? Quais são os sintomas?, entre outras. Vamos estar falando tudo sobre o sarampo, tentando responder as questões mais frequentes sobre o caso. O sarampo é uma doença infecto-contagiosa, sendo causada por um vírus chamado Morbilivirus. Continue lendo e fique por dentro dos cuidados e precauções que devem ser tomados com relação a essa doença.
Sarampo: Causas, sintomas e tratamento

Essa doença é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil em países do terceiro Mundo. No Brasil, deviso as grandes campanhas de vacinação e programas de vigilância epidemiológica, a mortalidade não chega a 0,5%.

Causas

A transmissão é feita diretamente de pessoa para pessoa, isso ocorre por meio das secreções do nariz e da boca expelidas pelo doente ao tossir, respirar ou falar.

Sintomas

O sarampo é uma doença infecciosa ajuda, viral, transmissível, extremamente contagiosa e muito comum na infância. 

Os sintomas iniciais mais comuns são: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular e corrimento do nariz. Depois desses sintomas podem aparecer manchas avermelhadas no rosto, que vão em progressão aos pés, durando no mínimo três dias.

Outros sintomas que podem ser causados são: infecção nos ouvidos, pneumonia, ataques (convulsão ou refluxo), lesão cerebral e morte.

Tratamento

Não existe um tratamento específico para a doença, mais sim para seus sintomas.

Prevenção

A doença tem seu estado mais grave quando atinge mães em período de amamentação, crianças desnutridas e adultos.

Para prevenir existe a vacina contra o sarampo, estando disponível nos postos de saúde para crianças a partir de 12 meses de idade.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

© Melhores Dicas