Qual a origem do dia das mães?

dia das mães é uma das datas mais importantes do ano e será no próximo mês, acontece uma grande movimentação no mercado, mostrando como mães conseguem cativar um sentimento muito bonito em todos, para o comércio só sai perdendo para o Natal em vendas. A data é fixa, sendo sempre no segundo domingo de maio, mais em alguns países são diferente, por exemplo, em Portugal que é comemorado no primeiro domingo do mês de maio. A data para homenagear as guerreiras que criam seu filho, tirando delas para dar a sua criança, com certeza elas merecem todo o carinho do mundo, mais qual a historia desse dia? Como tudo começouQual a origem


História e origem do dia das mães

Na Grécia Antiga, os Gregos já homenageavam a deusa Rainha considerada mãe de todos na época, dando presentes e fazendo homenagens.

A mesma coisa acontece com os Romanos, seguiam uma religião parecida com a dos Gregos, fazendo o dia das mães durarem entre 15 e 18 de março, realizando festas em homenagem a Cibele, mãe dos deuses. 

Na Inglaterra no século XVII acontecia o Domingo das Mães, onde durante a missa os filhos entregavam presentes para suas mães, e os filhos que trabalhavam longe de suas mães ganhavam o dia para visitá-la, muito parecido com os dias de hoje.

Nos Estados Unidos, Anna Maria Reeves organizou em 1865 o "Mother's Friendship Days" para ajudar os feridos da Guerra de Sessão que atingiu o país durante um período. 

Em 1870 a escritora Julia Ward publicou uma manifestação com o nome de "Mother's day Proclamation", onde queria paz após a Guerra de Sessão.

Filha de Anna Maria Reeves, a Anna Jarvis é considerada a idealizadora do dia das mães, em 1907, dois anos depois de sua mãe ter morrido criou um memorial para ela e lutou criando campanha para deixar o feriado reconhecido, seu sacrifício foi aceito no dia 8 de maio de 1914 quando "Joint Resolution Designating the Second Sunday in May as Mother's Day" foi aprovada pelo congresso dos Estados Unidos, desde então foi definido o segundo domingo de maio feriado, o primeiro dia das mães foi comemorado no dia 9 de meio de 1914.  

Anna Jarvis, porém não gostou da ideia depois do dia ter se tornado comercial, se arrependeu de ter criado e ainda lutou para abolir.

Dia das Mães no Brasil

Em 1932 o presidente do Brasil Getúlio Vargas deu como oficial a data no segundo domingo de maio. Em 1947 Dom Jaime Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro exigiu que o dia fizesse parte também do calendário católico.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

© Melhores Dicas