Quais as diferenças entre eficiência e eficácia?

Afinal, qual a diferença entre ser eficiente e eficaz? Qual é a definição dessas palavras? É um assunto muito discutido, muitas pessoas não sabem diferenciar os dois, qual é a semelhança e a diferença entre eficiência e eficácia? Todos sabemos que em questão de produtividade, temos que levar em consideração os conceitos dessas palavras, estudá-los e conseguir aplicar na rotina do trabalho. Muitas pessoas ainda pensam que são a mesma coisa, com o mesmo significado, mais são conceitos diferentes na administração, continue lendo e saiba a diferença.
Quais as diferenças entre eficiência e eficácia?

Eficiência x Eficácia

A eficiência é como fazer, o que fazer para ter mais rendimento na minha produtividade? Ela trata um trabalho com alto desempenho e poucos erros, pois falhas prejudicam a empresa, principalmente se ela trabalhar com prazos. 

Fazer seu trabalho bem feito é ser eficiente, ser positivamente bom e importante para a empresa, por outro lado, a eficácia é basicamente o resultado da sua eficiência, mais voltado para o lado gerencial e estratégico da empresa.

Ser eficiente é ter um bom desempenho no que se trata de níveis operacionais da empresa, já a eficácia, é mais para níveis táticos do gerenciamento da empresa, você conseguir ser eficaz a modo de ajudar a empresas em seus interesses externos. 

“Tratando-se dos níveis de decisões da empresa, a eficácia está relacionada ao nível tático (gerencial, logo abaixo do estratégico), e a eficiência ao nível operacional (como realizar as operações com menos recursos – menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, etc.).” (Brender, 2009)

Exemplo de Eficiência e Eficácia

Por exemplo, se a empresa tivesse uma operação de achar petróleo, a eficiência seria perfurar a terra e a eficácia seria achar o petróleo. 

Basicamente, um leva o outro, e quando os dois são seguidos, a empresa tem grande chance de obter sucesso.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

© Melhores Dicas