Diferenças entre DNA e RNA

genética é o estudo dos aspectos inerentes à hereditariedade, ela está inclusa como muitas outras no ramo da biologia. A biologia é a ciência responsável pelo estudo da vida, desde seu surgimento, composição e constituição até mesmo a história evolutiva, estuda ainda os aspectos comportamentais e a relação existente entre outros organismos e com o ambiente. A biologia tem como objetivo o estudo dos seres vivos, os organismos se diferenciam dos demais por serem constituídos predominantemente, de moléculas de carbono, oxigênio, hidrogênio e nitrogênio, como apresentam constituição celular, necessitam de nutrição, de ter capacidade reprodutiva e de reação aos estímulos. Continue lendo e confira quais as principais diferenças entre o DNA e o RNA.
Diferenças entre DNA e RNA

O DNA e o RNA são os dois tipos de ácidos nucleicos presentes nos seres vivos. Vamos falar quais os processos celulares em que estão envolvidos, mostrando também quais as características do código genético.

Funções de cada um:

DNA

É o material genético da célula. Quando realiza a replicação gera outra cadeia de DNA transferindo as informações e características hereditárias. Quando ocorre o processo de transcrição faz com que ela produza uma molécula de RNA. Sua localização fica no núcleo, mitocôndria e cloroplastos.

RNA

Quando ocorre o processo de tradução a síntese de proteínas, onde o RNAr compõe a organela ribossomo, o RNAm codifica uma sequencia de aminoácidos do hialoplasma para os ribossomos encadeando-os. Existem três tipos de RNA, o RNAr (ribossômico), RNAt (transportador) e o RNAm (mensageiro).



Diferença entre eles:


DNA
RNA
Estrutura
Cadeia dupla
Cadeia simples
Pentose
Desoxirribose
Ribose
Bases azotadas
Adenina, Guanina, Citosina e Timina
Adenina, Citosina, Guanina e Uracila
tipos de cadeias
Cadeias longas, com milhares de nucleotideos
Cadeias curtas com algumas centenas de nucleotideos
localização
Núcleo, em pequenas quantidades
Hialoplasma

Mitocôndrias


Cloroplastos

Função
Informação genética
Síntese de proteínas
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

© Melhores Dicas