Diferença entre Reino Unido, Inglaterra e Grã-Bretanha

Quem não se pegou tentando adivinhar qual é a diferença entre Inglaterra, Reino Unido e Grã Bretanha? Ficar mira bolando qual é o sentido para tantos nomes e se eles significam a mesma coisa? Ou será que não? Bom, para os não tão entendidos de Geografia e territórios, essa dúvida sempre surge quando se ouve falar no assunto. Mas, não se desesperem, pois temos aqui cada um com sua devida explicação. Confira aqui a diferença entra Reino Unido, Inglaterra, Grã-Bretanha e Ilhas Britânicas:


ILHAS BRITÂNICAS:

É um arquipélago formado por cinco mil ilhas, onde as duas maiores são a ilha da Irlanda e a Grã-Bretanha. Na ilha da Irlanda, existem dois países: a Irlanda do Norte, que é membro do Reino Unido e a República da Irlanda, chamada de Eire, que é um Estado Independente.
Exemplos de ilhas menores são: Hébridas, Shetland e Órcades.

REINO UNIDO:


Estado formado por quatro países: Irlanda do Norte, País de Gales, Escócia e Inglaterra. A Chefe de Estado deles é a Rainha Elizabeth II, e o primeiro Ministro é David Cameron.
Por mais que Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte possuam Assembleias Nacionais, tendo certa autonomia em seus Estados, quando o assunto é mais sério, sendo questões de governo, como políticas econômicas, quem manda é o Parlamento da Inglaterra.

GRÃ-BRETANHA:

É uma grande ilha que é local de três países: Escócia, Inglaterra e País de Gales. A ilha 1000km de comprimento de norte a sul e pouco menos de 500km de leste a oeste.
Um erro muito grande das pessoas é quando elas usam Grá-Bretanha e Reino Unido como sinônimos, pois alguns Estados que integram o Reino Unido não fazem parte da Grã-Bretanha.

INGLATERRA:

É o belo país que possui a sua capital sendo Londres. No Século 19, a Inglaterra se tornou um dos maiores Impérios do mundo, possuindo 1/4 do planeta em suas posses.
Também teve a grande conquista de se impor de maneira política sobre alguns países vizinhos para tirar seu nome antigo de Reino Unido e se tornar Inglaterra.
_______________________

Observação: Quando você ouvir falar de "Bretanha", tome cuidado: pois Bretanha fica na França ( e não tem nada a ver com Grã-Bretanha). A província de Bretanha possui o maior território costeiro da França e sua capital é a cidade de Rennes.



AINDA ESTÁ EM DÚVIDA? CONFIRA A FOTO PARA TER CERTEZA QUE APRENDEU:


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

© Melhores Dicas