Características e tipos de fungos

Quais são as características e os tipos que existem de fungos? De uma forma geral podemos dizer que há tipos diferentes de e fungos e também que eles são uma forma de vida bastante simples. Algumas de suas diferenças, é que aqueles que são extremamente prejudiciais para a saúde do homem, provocando inúmeras doenças. Existe ainda os que parasitam vegetais e animais mortos. Tem ainda os que servem para alimento e até aqueles dos quais se podem extrair medicamentos importantes para o homem, como a penicilina. Continue lendo e saiba quais as características e funções dos fungos e confira as fotos.


Características e tipos de fungos:

Os fungos não possuem flores e se multiplicam por células muito pequenas, estas são chamadas de espórios e se desenvolvem ao caírem em solo úmido, ambiente ideal para o crescimento de um novo fungo.

Como não possuem clorofila, que é essencial para garantir alimentação das plantas, esta forma de vida age como parasita, se alimentando da comida de outras formas de vida.
Existem alguns tipos que agem em seres humanos, provocando várias doenças.

O mofo é um tipo de fungo que surge através dos espórios, são quase microscópicas, ficam flutuando no ar, escolhendo lugares escuros e úmidos para sua reprodução. Por isso podemos notar maior quantidade de fungos em lugares úmidos, como as paredes, armários, gavetas, entre outros. Essas células também podem se desenvolver em pão, frutas e vegetais.

As micoses, que existem em variados tipos, são originadas por microfungos, atingindo os seres humanos com maior frequência nos países tropicais, como no Brasil. O tratamento para esse tipo de coisa pode ser difícil, por se tratar de uma forma de vida daninha e oportunista.

Confira agora fotos de alguns fungos:

Lactarius índigo

Conhecido por sua cor azul, costuma aparecer na America do Norte, Central e no leste da Ásia. É conhecido como cogumelo de leite, porque quando cortado expele um líquido azul, que quando entra em contato com o ar fica verde.


Lycoperdon umbrinum

Seu gênero é chamado de bufa de lobo. Esta espécie é encontrada na Europa, China e América do Norte. Ao contrario dos outros seus esporos são criados no interior de seu corpo.


Tremella mesentérica

É um fungo gelatinoso chamado de cérebro amarelo. Costuma se desenvolver em galhos  de arvores podres durante o tempo chuvoso, sendo comum em florestas tropicais. É considerado se gosto e é comestível.


Aseroe rubra

É conhecido como fungo anêmona do mar, por ter muita semelhança com a anêmona marinha, tem um cheiro especifico de carne em decomposição. É muito encontrado na Austrália, podendo aparecer em jardins e gramados.


Geastrum saccatum

É encontrado no Brasil, conhecido como estrela da terra. Não é comestível por seu gosto amargo. Seu formato se da devido ao acúmulo de cristais de oxalato de cálcio, que antecede a abertura da estrela.


Clavaria zollingeri

Seu nome popular é coral violeta, uma espécie de fungo bastante popular. Seus corpos podem chegar a 10 cm de altura e em um aglomerado de 7 cm de largura.


Rhodotus palmatus

Pode ser chamado de pêssego enrugado. É uma espécie muito rara e pode estar ameaçada na Europa. Nem todos tem a coloração rosa, alguns tem coloração esbranquiçada, devido a uma menor exposição à luz.


Amanita muscaria

Não se pode deixar levar pela aparência bonita desse fungo, ele é um cogumelo venenoso e psicoativo. Foi transportado para o hemisfério sul sem ser percebido, preso à madeiras trazidas de outras regiões. Agora pode ser considerado uma espécie cosmopolita.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

© Melhores Dicas