Cancelamento e atrasos de voo

Quando acontecem imprevistos, como atrasos ou cancelamento de voo, você sabe como agir perante a situação? Pois, a maioria das pessoas não sabe, mas ao comprar a passagem em uma companhia aérea você está estabelecendo um contrato com a empresa, portanto você está apto a reivindicar seus direitos como consumidor caso seja prejudicado de alguma forma no Brasil. Caso o voo se atrase por diversos motivos como por má condição meteorológica, a empresa aérea deverá lhe manter informado a respeito de tudo que está ocorrendo, os motivos pelo atraso, o tempo que irão resolver, se disponibilizarão outro voo, etc. 
Cancelamento e atrasos de voo

Assim como conceder assistência, acomodação, disponibilizar telefones caso o passageiro necessite efetuar uma ligação, internet se for mais viável, alimentação caso o atraso se estenda por horas ou caso você prefira o reembolso de acordo com a forma de pagamento que você utilizou ao efetuar a compra. 
Aeroporto-atraso

Através da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), você pode registrar queixas contra a empresa aérea que devidamente falhou em algo na hora de prestar seus serviços adequadamente, mas fique atento (a), caso o que você queira seja uma indenização o melhor a se fazer é consultar os órgãos de defesa do consumidor, pois a ANAC não faz parte da relação de consumo entre empresa aérea e passageiro. Lembre-se de guardar o comprovante do cartão de embarque e de todos os devidos gastos que você tenha realizado, para imprevistos como esse caso você queira recorrer aos seus direitos.

A melhor atitude que a empresa aérea supostamente deveria tomar é fazer o impossível, se preciso for, para tentar encaixar o passageiro nos voos posteriores para que não ocorra ainda mais atraso em seus compromissos agendados e programados para sua viagem. O encaixe em outros voos poderá ser feito em outras companhias aéreas caso não exista a possibilidade de ser feito pela mesma empresa. Caso não consigam fazer o encaixe em outros voos, a companhia aérea deve estar preparada o suficiente para esses tipos de imprevistos, devendo até mesmo oferecer outro tipo de transporte como: ônibus, por exemplo, caso não haja outra solução.

Se caso ocorra o atraso ou o cancelamento do voo e o passageiro estiver em conexão, ele poderá voltar para o aeroporto inicial de sua viagem sem nenhum custo, se assim preferir. Caso nenhuma das soluções propostas pela empresa aérea seja de seu agrado ou contribua para lhe beneficiar, se o passageiro preferir a empresa deve devolver o valor da tarifa imediatamente, pois o consumidor não teve culpa nenhuma pelos erros cometidos pela empresa, tendo pagado por um serviço e recebido outro.

Todos os direitos que comentamos poderão ser reivindicados dentro do Brasil, portanto fique atento (a) quando estiver viajando para o exterior, porque cada país possui suas próprias leis e direitos. No caso dos EUA, por exemplo, o Departamento de Transportes não exige que as empresas paguem indenizações aos passageiros em casos de cancelamento ou atraso de voo. Em território americano, cada empresa pode determinar seus próprios direitos e deveres.

O melhor conselho que poderíamos lhe dar é: procure se manter informado sobre os seus direitos e as leis regidas pelo país, não somente nesse caso, mas de forma geral, antes de viajar para evitar problemas e constrangimentos. Não se esqueça de manter a calma e o respeito na hora da resolução de um problema; lembre-se que você não está no seu país de origem. Por via das dúvidas, guarde todos os seus comprovantes de pagamento incluindo: passagem, hotel, transporte, etc, pois imprevistos acontecem e eles podem te ajudar a recorrer caso precise de provas.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

© Melhores Dicas