Seguro desemprego quem tem direito?

Todo trabalhador brasileiro que tem sua Carteira de Trabalho devidamente registrada pela empresa, tem direito ao Seguro Desemprego, que é pago quando o trabalhador é demitido sem justa causa, para que ele possa contar com uma renda até conseguir uma nova oportunidade no mercado de trabalho. O Seguro Desemprego é pago no mínimo em 3 e no máximo em 5 parcelas! O valor vai depender do salário de cada profissional. O Seguro Desemprego pode ser solicitado por todo trabalhador demitido sem justa causa, ou então por aqueles cujo Contrato de Trabalho foi suspenso por participar de um curso profissionalizante ou um programa de qualificação profissional oferecido pelo próprio empregador.
Seguro desemprego quem tem direito?

Também poderá ser pago a pescadores profissionais, trabalhadores que vivem da pesca, mas que em um determinado período do ano fica proibido de pescar, devido às leis que assim exigem para que a procriação das espécies possa ocorrer sem problemas, não sendo prejudicada pela pesca.

O limite máximo das parcelas do seguro desemprego é de R$ 1.235,91 e o trabalhador só terá direito ao seguro se ele não tiver recebido o benefício nos últimos 16 meses.

Saiba quantas parcelas o trabalhador tem direito a receber:
3 parcelas se o trabalhador comprovar vínculo empregatício de no mínimo 6 meses e no máximo 12 meses, nos últimos 36 meses. 4 parcelas se o trabalhador comprovar vínculo empregatício de no mínimo 12 meses e no máximo 23 meses, nos últimos 36 meses. 5 parcelas se o trabalhador comprovar vínculo empregatício de no mínimo 24 meses nos últimos 36 meses.

Seguro Desemprego poderá ser sacado em qualquer uma das agências da Caixa Econômica Federal e também nos Correspondentes Caixa Aqui. Você também poderá sacar o Seguro Desemprego nas Casas Lotéricas e também nos Terminais de Auto-Atendimento.

Vale lembrar que, para receber o Seguro Desemprego nas Casas Lotéricas, nos correspondentes Caixa Aqui e nos Terminais de Auto-atendimento o cidadão deverá apresentar o seu Cartão do Cidadão juntamente com a senha previamente cadastrada.

Se o trabalhador que tiver direito ao Seguro Desemprego, for cliente da Caixa, se tiver uma conta no banco, irá receber as parcelas em sua conta, pois o Seguro Desemprego é depositado automaticamente em sua conta, sem que para isto seja preciso a sua prévia autorização. Mas este crédito em conta será feito somente para os trabalhadores das seguintes modalidades: Pescador Artesanal, Empregado Doméstico, Trabalhador Formal.

Assim que o trabalhador for demitido, ele tem do 7º ao 120º dia, logo após a sua demissão, para dar entrada na solicitação do Seguro. A solicitação do Seguro Desemprego poderá ser feita em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, Delegacia Regional do Trabalho ou então no SINE de sua cidade.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

© Melhores Dicas