Menopausa: Idade, causas, sintomas e tratamento

Menopausa é o nome dado ao acontecimento da última menstruação de uma mulher, isso normalmente acontece com mulheres na faixa de 45 a 55 anos. Mas não significa que não possa ocorrer antes, quando a menopausa ocorre antes é chamada de precoce ou prematura. Muitas pessoas confundem menopausa com climatério, que é a fase de transição do período reprodutivo ou fértil da mulher para o período não reprodutivo. Como todo mundo sabe a principal causa da menopausa é a parada menstruação, mais nem todas as mulheres vão ter esses sintomas, para algumas essa fase se anuncia com menstruações irregulares, alto fluxo e continuo, podendo acarretar em hemorragias. Outros sintomas comuns são as ondas de calor, alterações no sono, mudanças freqüentes de humor, entre outras. Continue lendo e confiram todas as causassintomas tratamento para diminuir os efeitos colaterais da menopausa e continuar saudável.
Menopausa: Idade, causas, sintomas e tratamento

Causas

Ao longo da vida de uma mulher ela produz muitos óvulos, eles têm origem das células germinativas, onde os ovários já estão presentes desde o nascimento da criança. 

Essas reservas já encontradas no corpo da mulher são usadas a partir da primeira menstruação que é chamada de menarca até a última chamada de menopausa. Por isso as mulheres sofrem essa parada de produção de hormônios, como eles já nascem junto com a criança eles não tem o poder de continuar a serem formados, ou seja, a menopausa ocorre quando todos morrem. 

Quando isso acontece à fabricação dos hormônios como o estrogênio e a progesterona caem a níveis irreversíveis, fazendo assim com que a mulher pare a produção de óvulos.

Sintomas

Os sintomas podem começar a aparecer já no climatério, e podem ser muito relativos, podendo variar muito tanto em quantidade de sintomas como em intensidade de mulher para mulher.

Os principais sintomas são:

Ansiedade e nervosismo mesmo sem causa aparente;
Aumento do peso e facilidade em acumular gordura no abdômen;
Ausência da menstruação;
Depressão;
Dor de cabeça frequente;
Dor nos músculos;
Insônia ou dificuldade para dormir;
Menstruação irregular, até que a mulher fique no mínimo 12 meses sem menstruar;
Mudanças bruscas de humor;
Ondas de calor que surgem de repente, mesmo se a mulher estiver num local com ar condicionado;
Osteoporose;
Palpitação cardíaca;
Secura vaginal que dificulta o contato íntimo;
Sensação de formigamento ou perda da sensibilidade em alguma parte do corpo;
Suor frio que ocorre logo depois desta onda de calor;
Zumbido nos ouvidos.

Tratamento

O tratamento pode ajudar muito as mulheres na fase do climatério, podem ser feitas reposições hormonais que ajudarão a aliviar as mudanças de temperatura, os problemas psíquicos como a depressão e irritabilidade e também ajudam na diminuição da secura vaginal.

Algumas mudanças básicas também ajudam a diminuir os sintomas. Consumir mais produtos derivados de soja ajudam a evitar as ondas de calor freqüentes, também podem tomar mais banhos com a água em uma temperatura mais fresca, estar sempre molhando os pulsos e atrás do pescoço ajuda a refrescar.

Consulte seu medico e peça para ele algumas receitas de chás que são ótimos para aliviar as dores e ajuda a acalmar.

Alguns tratamentos só não são recomendados caso a mulher em questão já tenha tido ou tenha câncer de mama, trombose ou problemas circulatórios, histórico de infarto ou derrame cerebral e outras doenças que os remédios ou os tratamentos possam estar interferindo.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

© Melhores Dicas