Principais obras de Aleijadinho Barroco, seus nomes e fotos

Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho, foi um importante arquiteto, entalhador e escultor do Brasil colonial. Até hoje, não se sabe qual a data de seu nascimento, mais se estima que tenha sido dia 29 de agosto de 1730. Sua biografia é pouco conhecida, ele era filho de uma escrava com um mestre de obras, na infância, já começou a despertar seu dom, observando seu pai, que também trabalhou como encalhador. Continue lendo, saiba mais sobre sua vida,  suas mais importantes e principais obras, seus nomes e suas fotos.


Obras

Suas obras misturavam diversos estilos do barroco. Em suas esculturas estão presentes algumas características do rococó e dos estilos clássicos e góticos. Os materiais usados em suas obras de arte eram principalmente a pedra-sabão uma matéria-prima brasileira, mas também fez uso da madeira.

O artista morreu pobre, doente e abandonado na cidade de Ouro Preto no ano de 1814. O conjunto de suas obras foi reconhecido muitos anos depois. Hoje em dia Aleijadinho é considerado o mais importante artista plástico do barroco mineiro. 

Principais obras de Aleijadinho: 

Arquitetura 

A artista atuou como arquiteto, mais existem muitas controvérsias sobre isso. Onde sobreviveram apenas dois projetos de fachadas de igrejas, em Nossa Senhora do Carmo em Ouro Preto e São Francisco de Assis em São João Del-Rei.

Obras Aleijadinho

Obras Aleijadinho

Escultura Tem como sua maior realização na escultura os conjuntos do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas.

Obras Aleijadinho

Talha

Aleijadinho trabalhou também como entalhador, é documentada a participação em pelo menos quatro grandes retábulos, como projetista e executante. Um de seus projetos foi na Igreja de São José em Ouro Preto, em 1772.

Talha
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

© Melhores Dicas