Os cinco sentidos do corpo humano

O nosso corpo tem vários sistemas, onde cada um é direcionado a uma função específica. Entre essas funções o corpo humano é dotado de cinco sentidos ou capacidades que nos possibilitam interagir com o mundo exterior, podemos citar como exemplo: cheiros, fenômenos climáticos, luzes, objetos, pessoas, sabores, entre outros. Alguns desses órgãos conseguem enviar sensações ao cérebro, para isso utilizam uma rede de neurônios que fazer parte de nosso sistema nervoso. Confira abaixo qual é a função de cada um dos cinco sentidos do corpo humano.
Os cinco sentidos do corpo humano

Os cinco sentidos do corpo humano:

Audição

audição
A capacidade de reconhecimento de sons através do ouvido é feito pela audição, para que isso seja possível ele é dividido em ter partes, que são elas: ouvido externo, canal auditivo (faz a comunicação entre o ouvido médio e o externo) e o ouvido médio, onde encontramos os ossos: martelo, estribo e bigorna. Ainda existe o labirinto superior, onde tem um liquido que alerta para o cérebro os movimentos do corpo.


Olfato

olfato
É o sentido responsável pela captação de aromas devido as suas 20 milhões de células sensoriais e sua pelugem sensitiva na qual seus receptores levam a mensagem até o sistema nervoso central. Uma curiosidade é que quando estamos comendo conseguimos sentir tanto o gosto do alimento quanto o cheiro.


Paladar

paladar
É o sentido responsável pelos gostos, onde tudo o que sentimos gosto é resultado do trabalho das papilas gustativas que enviam uma mensagem ao cérebro por fibras nervosas. Para sentir o gosto de doces e salgados a ponta da língua é mais sensível, para sentir o gosto de amargos e ácidos a região inferior tem melhor percepção.






Tato

tato
Esse sentido permite que o ser humano entre em contato com o mundo exterior. Devido a esse sentido conseguimos descrever o que temos em nossas mãos apenas por sua forma, temperatura e textura. Ainda conseguimos identificar o tamanho dos objetos e sentir seu calor.



Visão

Visão
Com esse sentido conseguimos detectar luz e imagens , a visão nos permite interpreta-las usando uma parte do cérebro chamado de córtex visual. O processo de percepção começa pela retina, possuindo ainda outras partes fundamentais como: córnea, cristalino (formando a imagem na retina) e a íris onde está a cor dos olhos que dosa a quantidade de luz que pode infiltrar.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

© Melhores Dicas