Onde faz mais frio: no Pólo Sul ou no Pólo Norte?

Todos possuem a ciência que os lugares mais frios do Planeta Terra são o Pólo Norte e Pólo Sul. Mas a dúvida que sempre paira no ar é: qual dos dois lugares é mais frio e por quê? Essa é uma das perguntas que sempre ficam na cabeça de todos. E quem não é apaixonado por um lugar coberto de neve, né? O problema é o aquecimento global, que vem derretendo as lindas geleiras e aumento o nível do mar da Terra. Mas isso nós deixaremos para outra postagem. Querem saber onde faz mais frio? No Pólo Sul ou no Pólo Norte? Confira aqui:
Onde faz mais frio no Pólo Sul ou no Pólo Norte

Para quem chutou que é o Pólo Sul, acertou. Lá, a temperatura média é de 49,3ºC negativos, chegando a 80ºC negativos no inverno. No Pólo Norte a temperatura varia entre 0ºC e 32ºC negativos. O motivo por um ser mais frio que o outro? Os motivos e razões podem variar, segundo glaciologista Jefferson Simões.

Segundo Jefferson, o primeiro motivo é o efeito da continentalidade. O Pólo sul encontra-se no interior do continente Antártico, a mais de 1 270 quilômetros da costa. Agora,  o Pólo Norte é coberto por uma grande camada de gelo que flutua sobre o mar, e, lentamente, oferece calor para atmosfera, amenizando as diferenças de temperatura entre inverno e verão.

Além disso, correntes marinhas relativamente quentes aquecem as regiões próximas ao Pólo Norte. O segundo fator é o calor da luz solar refletida para o espaço. O gelo, que cobre 98% do continente antártico, reflete para o espaço 90% da energia solar que recebe. Como essa energia não é absorvida pela superfície, a mesma fica fria.

O último fator mais determinante é a altitude: o Pólo Sul está a 2 855 metros, e o Pólo norte ao nível do mar.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

© Melhores Dicas