Doenças Sexualmente Transmissíveis

As doenças sexualmente transmissíveis mais conhecidas como DSTs, também conhecidas como doenças venéreas, são transmitidas pelo contato direto, mantido através de relações sexuais, onde um dos parceiros obrigatoriamente porta a doença, e de modo indireto por meio de compartilhamento de roupas intimas, ou manipulação errada de objetos contaminados como laminas e seringas. Os agentes responsáveis por tudo isso são os vírus, bactérias e fungos. Essas doenças atingem grande parte do público jovem, independente do país, podendo ser nos países mais desenvolvidos quanto nos países industrializados. Continue lendo e confira as principais doenças sexualmente transmissíveis.
Doenças Sexualmente Transmissíveis

A grande parte atingida por essas doenças são os jovens, sendo que isso ocorre devido a falta de informação tanto familiar quanto governamental.

Muito pelo contrário de que muitos pensam, a prevenção é muito simples, o uso de preservativo, associado a alguns cuidados, podem impedir o contágio e a disseminação da doença.

Se elas não forem detectadas e tratadas corretamente, além do processo infeccioso, podem trazer a infertilidade, gravidez, aparecimento de outras doenças e até a morte.

Conheça as principais DSTs:

AIDS

Síndrome da imunodeficiência humana (HIV). É transmitida por um retrovírus, o mesmo destrói as células de defesa, deixando a pessoa com baixa imunidade do organismo, ficando suscetível a outros tipos de infecções.

Os principais sintomas são fadiga, febre, distúrbios do sistema nervoso central, inchaço crônico dos gânglios linfáticos e podendo surgir de vesículas avermelhadas na derme.

Clamídia

O responsável pelo contágio dessa doença é uma bactéria (Chlamydia trachomatis), ela provoca a inflamação dos canais genitais e urinários.

Nas mulheres pode causar a formação de abscessos, infertilidade e dores pélvicas. Nos homens pode provocar esterilidade.

Gonorreia

É transmitida através do contágio com a bactéria Neisseria gonorrheae, que provoca inflamação da uretra (canal urinário), podendo passar para outros órgãos causando complicações como artrite, meningite e problemas cardíacos.

Sífilis

Essa doença é transmitida pela bactéria Treponema pallidum, sendo uma doença com evolução crônica, ou seja, lenta, com o surgimento de um cancro duro nos órgãos genitais e posterior aparecimento de lesões espalhadas pelo corpo. Depois que generaliza, ela pode causar complicações cardiovasculares e nervosas, desencadeando nas mulheres o aborto ou parto prematuro.

Tricomona

 É causada por um protozoário chamado de Trichomoonas Donne, atingindo principalmente o aparelho digestivo e genital, podendo causar inflamação do canal vaginal, nas mulheres e da uretra nos homens.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

© Melhores Dicas