Como montar uma horta em casa

Que tal ter uma horta em casa com verduras  temperos fresquinhos e ainda livre de agrotóxicos? Pode parecer difícil, mais na verdade basta apenas um pouco de dedicação e vontade para você mesmo montar sua horta em casa. Junte a família para ajudar a preparar o local, preparar o solo e ensinar como plantar e à cuidar da horta em casa. Vamos dar dicas de como montar uma horta simples em casa e de alguns alimentos de fácil cuidado que são deliciosos para serem preparados junto com as refeições.
Como montar uma horta em casa

Muitos já devem ter se perguntado o que é um alimento orgânico e quais as diferenças entre ele e o normal?

Um alimento orgânico é um produto no qual quem o produz tenta achar maneiras de evitar doenças e insetos que danifiquem o alimento sem que seja necessário o uso de produtos químicos, onde na maioria das vezes contamina o alimento, o ambiente e tudo que entrar em contato com o produto.

Para preparar a horta antes de tudo escolha o local onde deseja monta-lá, pode ser no quintal mesmo ou na varanda. É preciso ficar atento a algumas coisas para que de certo a horta, na escolha do local fique atento se bate sol, pois as plantas precisam da luz para se desenvolverem.


Depois de ter um local escolhido, as plantas que devem ser plantadas vão depender do tamanho do espaço que se tem disponível, você pode usar pneu velho para fazer de horta, caso tenha um espaço maior em sua casa, podendo ainda usar garrafas pets cortadas ou vasos, usando um espaço bem menor de sua casa, pois em qualquer cantinho cabe um vasinho, assim além de produzir alimentos saudáveis estará ajudando a natureza a não ficar mais suja.


Algumas dicas como procurar uma loja especializada vai ajudar bastante, compre os vasos dos tamanhos desejados, compre terra e substrato para misturar na proporção indicada no pacote.


Se optou pelos vasos, repare se ele tem furos no fundo para que a água em excesso saia, se não tiver os furos esquente um prego e faça alguns furos no fundo, não exagere.

Coloque a mistura de terra e substrato no vaso, molhe até ficar bem encharcado, coloque as sementes conforme o indicado no pacote.

Para manter as plantas saudáveis, depois de plantar irrigue todos os dias até que as plantas nasçam, depois disso irrigue apenas quado necessário, ou seja, apenas quando a terra estiver aparentemente seca. 

Sugestões:


Para você cultivar em sua horta, use plantas pequenas e que são de fácil cultivo. Plante alface, salsinha, cebolinha, tomate cereja, entre as plantas medicinais você pode optar por hortelã, manjerona, alfavaca, entre outros.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

© Melhores Dicas