Como lavar e higienizar os alimentos?

Para quem tem a ideia que basta lavar bem em água corrente verduras, frutas e legumes, que as bactérias serão eliminadas está muito enganado. Os microrganismos existentes nos alimentos ingeridos crus são causadores da disenteria. É por isso que gastar mais tempo limpando os vegetais pode poupar você e sua família de um mal estar decorrente. As principais vítimas das bactérias são as crianças com menos de cinco anos de idade, idos com mais de sessenta anos, mulheres grávidas e pessoas que usam medicamentos imunossupressores. Para as outras pessoas também existe risco, mas é bem menor. Continue lendo e saiba como fazer a higienização adequada dos alimentos.
Como lavar e higienizar os alimentos

O primeiro passo é na hora da compra do alimento. Quando a escolha for a feira livre, observe a qualidade dos produtos. Se estiverem amassados é bom evita-los.

Nos supermercados, é bom ficar de olhos na validade dos alimentos, evitar também a compra de vegetais picados. Pois se eles foram cortados sem higienização a polpa acaba contaminada.

Limpeza correta

As verduras devem ser bem lavas, passe os dedos por toda a casca para retirar a terra, pedaços machucados e larvas. Em seguida deixe de molho em uma solução desinfetante (use uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água) por 30 minutos. Depois lave novamente em água corrente e consuma sem qualquer risco.

Para a lavagem de legumes o processo de lavagem é o mesmo, se for ingerir com a casca é muito importante esfregar com uma bucha própria sobre toda a extensão, eliminando a camada de agrotóxico. Depois é só colocar de molho em solução e consumir.

As frutas devem ser limpas com o mesmo procedimento, a maçã e a pera que são consumidas com casca devem ser lavadas com uma esponja. É de extrema importância esfregar bem para que a quantidade de agrotóxico seja diminuída. Para uvas é preciso lavar uma a uma sem retirar do cacho, no caso dos cachos bem fechados é preciso deixa-la de molho em solução.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

© Melhores Dicas