Como diminuir a cólica dos bebês

Os primeiros meses de vida dos bebês é um período de grandes novidades e aprendizados para as mães, principalmente as de primeira viagem. Para os bebês que não tem outra forma de nos informar o que estão sentindo, como mudança de temperatura, calor, frio, alergias, fome, sono, dores, tudo para eles é motivo de choro, só assim eles conseguem expressar o que sentem. Como eles não sabem falar o que realmente estão sentindo é comum ter dúvidas do que pode ser. Quando os bebês estão alimentados, de frauda limpa e ainda sim está chorando pode ser sinal de que algo está errado. A cólica é muito comum nessa fase dos pequenos. Continue lendo e confiram como aliviar ou diminuir as cólicas dos bebês.
Como diminuir a cólica dos bebês

A cólica aparece nos bebês porque o sistema digestivo ainda não está pronto, os movimentos peristálticos, aqueles que empurram o alimento através do tubo ainda não estão totalmente preparados. Outro motivo são os gases acumulados, eles se formam quando o bebê está mamando e engole ar, ou ainda devido a fermentação quando a mãe da leite de vaca para a criança.

Confiram algumas dicas de como controlar e amenizar as cólicas

Controle de alimentação

Não existe nenhuma pesquisa que relate qualquer conclusão sobre a influência dos alimentos na digestão dos bebês. Mas tente evitar comidas industrializadas, onde contenham corante, conservantes e estabilizantes. Assim podem ajudar na digestão das crianças.

Evite os gases, depois que o bebê mamar coloque-o para arrotar, assim diminuirá a pressão na barriga dele e diminuirá a quantidade de gases.

Amamente o bebê

O leite materno além de acalmar ajuda na diminuição dos gases.

Banho quente

Prepare um banho com a mesma temperatura do bebê, entre 36° e 37°C. Faça isso em um ambiente silencioso, podendo colocar uma música calma de fundo, ou se preferir cante para seu filho. Esse ambiente proporciona para ele o mesmo sentimento de quando estava no útero, assim ele ficará mais calmo.

Assim como o banho pode ser feito uma compressa, passe a frauda com o ferro e coloque sobre a barriga do bebê.

Contato direto com a pele

Deixe o bebê deitado de bruços no peito da mãe ou do pai, para que a criança sinta o calor dos pais. O calor da pele aconchega e o cheiro e a voz dos pais ajuda para que ele se sinta mais confortável e calmo.

Massagem

Ao perceber que seu filho está desconfortável faça movimentos circulares na barriga no sentido horário. Exercendo uma pequena pressão. Ou ainda pode colocar ele deitado na sua frente, com as mãos peque suas pernas e pressione levemente elas sobre a barriga.

Conclusão

É um momento difícil onde a mãe pode ficar nervosa sem saber o que fazer, mais com calma o bebê pode melhorar.

Caso nenhum dos procedimentos resolvam o problema recorra ao pediatra do seu filho. Ele poderá fazer um diagnóstico mais especifico e ajudar a resolver o problema.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

© Melhores Dicas