Lista de alimentos alimentos transgênicos: O que são?

Os alimentos transgênicos são geneticamente modificados com o objetivo de melhorar a qualidade e aumentar a produção e a resistência às pragas, visando o lucro. O DNA dessas plantas ou animais é modificado. Algumas técnicas são implantadas fragmentos de DNA de bactérias, vírus ou fungos no DNA da planta. Nesses fragmentos contem genes que codificam a produção de herbicidas. As plantas que recebem os genes produzem as toxinas contra as pragas da lavoura, diminuindo ou não necessitando de agrotóxicos. Algumas delas já são resistentes aos agrotóxicos, para facilitar o extermínio das plantas daninhas que atacam as lavouras. Abaixo vamos dar exemplos em uma lista de alimentos transgênicos



Todos os produtos vindos de componentes transgênicos deverão conter no rótulo a informação indicando que o produto é transgênico. Normalmente isso é feito com um T em um triangulo amarelo.


Lista de alguns alimentos transgênicos:

Milho

Milho

As variedades transgênicas já correspondem a 85% da produção total atual do Brasil e dos Estados Unidos.

Já existem 18 variedades de milho geneticamente modificados tolerantes a herbicidas, resistentes a insetos ou ambos, que foram autorizados pelo CTNBio, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia que aprova os pedidos de comercialização de OGMs.

Soja

Soja

No Brasil a soja ocupa um terço da plantação total da área dedicada à agricultura, a CTNBio liberou cinco variedades da planta, onde todas são tolerantes a herbicidas, sendo que uma também é resistente a insetos.

Arroz

Arroz

Sendo uma das maiores fontes de calorias do mundo, mesmo assim as variedades modificadas, por enquanto só ficam como promessa. Algumas variedades já estão sendo testadas, buscando encontrar cultivos resistentes a insetos.

Feijão

Feijão

A EMBRAPA ligada aos órgãos relacionados a agricultura conseguiram em 2011 a aprovação do cultivo comercial de uma variedade de feijão resistente ao vírus do mosaico dourado, sendo considerado o maior inimigo dessa cultura. As sementes serão distribuídas a partir de 2014, ajudando o país a se tornar auto suficiente no setor.

Óleo de cozinha

Óleo de cozinha

Os óleos extraídos da soja, milho e algodão, que são os três campeões entre culturas geneticamente modificadas, chegam ao mercado com um histórico manchado mais pela sua origem do que pela presença de DNA ou proteína transgênica. No processo feito para refino desse óleo os componentes transgênicos são quase totalmente eliminados.

Pão, bolos e biscoitos

Doces

O trigo e o centeio ainda não tem variedades geneticamente modificadas, mais outros produtos usados para a produção desses alimentos vem de produtos transgênicos.

Queijo

Queijo

Não estamos falando de um alimento geneticamente modificado, mais sim de um alimento que teve como contribuição o alimento modificado. Onde a produtora de leite se alimentou de produtos modificados, acarretando nos resultados finais.

Mamão papaya

Mamão

Tendo como maior produtor os Estados Unidos, quase 85% da produção do mamão são de variedades geneticamente modificas para combater um vírus devastador para a planta.

Abobrinha


Já existem seis variedades resistentes a três tipos de vírus, sendo plantadas e comercializadas nos Estados Unidos e Canadá.
Comentários
0 Comentários
© Melhores Dicas