Como funciona a faculdade á distância? Vale a pena?

Muitas pessoas sonham em fazer faculdade, mas não possuem tempo o suficiente para iniciar os estudos acadêmicos, menos ainda para se dedicar o quanto precisa e exige uma faculdade, por isso, muitos optam pela opção de fazer faculdade a distância talvez pela comodidade. Alguns acreditam que essa escolha para cursar o ensino superior é mais fácil, mas será que é realmente? Quais serão as vantagens e desvantagens de se fazer a educação à distância? Será que vale a pena? Preparamos algumas informações sobre o ensino a distância, mais conhecido como EAD para você que está pretendendo fazer esse modelo de educação superior. Continue lendo e saiba tudo sobre as faculdades á distância.
Como funciona a faculdade á distância? Vale a pena?

Nas faculdades à distância a sala de aula se torna a internet. Muitos acham que por esse motivo eles não precisarão estudar, e estão completamente errados! Já que a carga horária presencial é substituída pelas atividades e pelas aulas assistidas à distância, dessa forma a carga de horário dos estudos é a mesma ou até mesmo maior para compensar o fato de não se ter um professor tirando suas dúvidas bem a sua frente.

Muitas pessoas acham que através desse meio de educação não vai aprender nada, sendo que em qualquer módulo de educação, o aprendizado é uma construção que depende mais propriamente do aluno do que de fato do professor. Talvez os alunos que não possuem tanta autonomia terão maiores dificuldade para aprender, mas isso não é devido ao sistema de educação, mas algo que varia de pessoa para pessoa.

Esse sistema de educação faz com que muitas pessoas achem que somente pelo fato da aprendizagem ser a distância que os cursos não são bons, o que acaba sendo um pensamento ignorante sobre o assunto, já que um professor ao seu lado não lhe garante qualidade em curso nenhum. 

Outro detalhe que muitas pessoas pensam é que o diploma através do EAD é inferior ao diploma de um curso presencial o que não passa de um mito bobo, já que não é verdade e no seu diploma não vem especificado se o seu curso foi presencial ou à distância.

Afinal, o curso a distância vale a pena?
A melhor forma de decidir isso é analisar o curso que você deseja, de que forma? Analisando se ele envolve atividades que seriam melhores desenvolvidas em um curso presencial. Pesquise bastante antes de escolher a sua faculdade, de forma a estudar o histórico de qualidade da instituição tanto de forma presencial quanto à distância.

Modelos de faculdade à distância
Existem dois modelos que as faculdades utilizam para aplicar essa forma de educação à distância, que são eles: modelo semipresencial e modelo interativo.

Modelo Semipresencial: Este modelo de estudo não resulta em 100% das aulas feitas à distância. Normalmente uma parte é feita a distância e outra parte em um polo presencial da faculdade mais próximo de você, que pode conter, por exemplo, aulas presenciais uma vez por semana.

Modelo interativo: Neste modelo as aulas são 100% à distância, a não serem as provas, que normalmente são realizadas presencialmente. Este modelo é mais indicado para as pessoas autodidatas.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

© Melhores Dicas